Associação Brasileira de Emprego Apoiado

Mais que Trabalho, Qualidade de Vida por meio do Emprego Apoiado!!

Emprego Apoiado

O que é o Emprego Apoiado.

O Emprego Apoiado (EA) é uma metodologia usada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos da América para inserir pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social no mercado formal de trabalho. Nasce com a proposta de superar as praticas de oficinas protegidas, acompanhando o movimento para além da integração, mas inclusão, propiciando autonomia e vida independente às pessoas com deficiência, sejam elas com deficiências físicas, auditivas, intelectual, mental, múltiplas, síndrome de Down, paralisia cerebral, autismos, dentro outras. A mesma metodologia é aplicável a vitimas de violência doméstica, ex-toxicodependentes e desempregados de longa duração.

Ao contrario do modelo convencional, onde primeiro busca-se capacitar e depois empregar, no Emprego Apoiado (EA), encontra-se um emprego com o perfil compatível e treina-se para aquela atividade laboral in loco tendo como apoio um preparador laboral ou como pode ser chamado também de consultor ou técnico de emprego apoiado. Em algumas situações poderá ser necessário adaptar o ambiente, que pode ser de maneira estrutural ou mesmo introduzindo tecnologias assitivas, formação adaptações razoáveis em algumas dinâmicas e rotinas do local.
É importante esclarecer que nem todas as pessoas com deficiência precisam de Emprego Apoiado, pois algumas delas conseguem um posto de trabalho através de métodos convencionais, sem necessidade do apoio de um técnico. A metodologia do EA está orientada a essas pessoas que realmente precisam de adequações e estratégias mais intensas de apoio para conseguir um trabalho.

Muitos empregadores poderão sentir-se inseguros, desacreditados na possibilidade de uma efetiva inclusão em suas empresas, sejam por julgarem que o publico não tem a formação adequada ou pelo próprio despreparo em recebê-los de maneira adequada.  Com uma breve pesquisa no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) podemos observar um predomínio de empregabilidade das pessoas com deficiências ditas “deficiências leves”, das quais demandam menos adequações e custos. Com a metodologia do EA, muitos empregadores observam que não é necessário esperar ou temer, pois apesar dessas dificuldades, todos os atores podem juntos melhorar as condições de acessibilidade sem qualquer necessidade de espera, afinal acessibilidade se faz agora! Apoie!